17 e 18 – O Festival 6 Continentes – 2015 – Terras de Bouro, Portugal e St. Arnoult en Yvelines France

Gondomartv – Página oficial http://www.gondomartv.com – Telef: 914428763 – geral@gondomartv.com

Fonte: O Festival 6 Continentes 2015 – Terras de Bouro

«O FESTIVAL 6 CONTINENTES – Edição 2015»

O Maior Evento Cultural da Lusofonia contou com a participação de Guimarães, Terras de Bouro, Portugal e Saint Arnoult en Yvelines Îll de France.

«II ENCONTRO DE ARTES – PINTAR O GERÊS»

(As obras elaboradas serão Expostas nas instalações do Hotel Universal  – Gerês, Terras de Bouro)

Inserido nos Programas: «O FESTIVAL 6 CONTINENTES – Edição 2015» – Evento Cultural Lusófono realizado Mundialmente em 2 dias: 17 e 18 de Outubro de 2015; e nas comemorações do DIA DO MUNICÍPIO DE TERRAS DE BOURO, que decorreu nos dias de 16 a 20 de Outubro de 2015.

Terras de Bouro assinalou o dia do Município com o feriado municipal a 20 de Outubro de 2015, simbolizando pelo dia em que, no ano de 1514, o Rei D. Manuel II, atribuiu a Carta Foral às Terras de Bouro ou “Boiro”.

Esta efeméride foi solenizada por um vasto programa que iniciou no dia 16 de Outubro, com a visita a vários pontos do concelho pela comitiva da delegação da Geminação Francesa – Saint Arnoult-en-Yvelines.

(Esta visita que se prolongou no dia 17 com visita à região do Douro onde foram contemplados com a apresentação de um Livro de Poesia – Bilingue; Português e Francês – da autoria do Prof. Daniel Bastos e no dia 18 viagem de regresso a França).

– O dia  17 de Outubro  foi marcado pela nobre actuação da Banda Musical da Carvalheira, no Museu da Geira em S. João do Campo, com a qual se deu inicio ao programa do «II Encontro de Artes – Pintar o Gerês»; seguido da  inauguração de uma Mostra de Artesanato, Produtos Regionais do Gerês e  de Terras de Bouro, com os Artesãos e Produtores Convidados: – Jacinta Correia, com produtos produzidos e/ou comercializados por  “Sabores do Bosque-Produtos da Serra do Gerês: – Compotas e marmeladas; – Licores; – Biscoitos artesanais; – Azeite condimentado; – Vinagre condimentado; – Cerveja artesanal (marca Régia); – Mel; – Sal condimentado; – Plantas aromáticas, medicinais e condimentares (secas para chá ou condimentos e também em vaso); – Sabonetes naturais de fabrico artesanal; – Pomadas terapêuticas; – Bálsamos labiais; – Queijos da Serra do Gerês;

– Isabel Oliveira, com trabalhos em renda;  e – Isabel Coelho – Malhas e rendas.

Assim como com uma Exposição de Arte  Naïf, subordinada ao Tema  “Terras de Bouro Genuíno”, no Museu de Vilarinho das Furnas , Sala da Geira – S. João do Campo, com obras da autoria dos Artistas Convidados: António Leão, João Leite, José Carvalho, Manuel Joaquim e Lucy Bream.

Esta Exposição estará patente ao público até  31 de Outubro.

Terminando o dia com «Visita ao Museu à noite», entrada gratuita: um Concerto de Musica Portuguesa no Auditório do Museu Geira – S. João do Campo, pelo Grupo Musical  “SENHOR VADIO” com a apresentação do CD “MUSICA PINTADA”.

–  O referido Encontro de Artes decorreu também no dia 18 de Outubro, no Centro da Vila do Gerês levando uma actividade de Artes Plásticas à rua: com Pintura e Escultura, com a participação dos artistas convidados:

Ana Luísa Pires Monteiro, – António Leão, Bruna Pires – Cathal Foster, – Eduarda Rodrigues, – Graziela Mota, – Hermínia Cândido, – José Carvalho,  – Lucy Bream, – Manuel Joaquim, – Mário Teixeira,  Olga Freitas, e – Sophia Ferreira.

Durante a tarde do dia 18, no Auditório do Centro de Animação Termal decorreu uma Tertúlia com uma Mostra de Autores da terra que contou com a representação e apresentação dos autores convidados: Jacinta Correia com a obra “Lendas e Contos  Tradicionais” e Pontes de Oliveira com as obras de sua autoria destacando; “Serra do Gerês” – (Escritos dispersos – Paisagens, Tradições e Lendas), moderada por Lucy Bream e comentada pelo Prof. Angelino Pereira. com “O Preço da Vitória”.

Esta Tertúlia foi abrilhantada pelas performances  Poética e Gesto Corporal – ARTE VADIA​: Paulo Faria e Sophia Ferreira; e – uma sessão de FADO – por  Daniela Fernandes, Samuel Cabral e Paulo Faria  de Carvalho.

Assim, com este movimento artístico, Terras de Bouro, participou no programa do «O FESTIVAL 6 CONTINENTES – Edição 2015» Evento Cultural Lusófono realizado Mundialmente em 2 dias: 17 e 18 de Outubro de 2015.

(A participação de Terras de Bouro, no  Maior Evento Cultural da Lusofonia, teve como Mentor, Director Exclusivo e Coordenador: Filipe Larsen, Representante Exclusivo e Organizador: Lucy Bream, contou com a reportagem Oficial de: GondomarTV informação, com a Colaboração e Apoio da: Câmara Municipal de Terras de Bouro, e outras entidades).

No dia 19, no Salão Nobre da Câmara Municipal, foi apresentado a gravação de um CD em sequência do projecto ” À descoberta da Natureza” realizado com alunos do primeiro ciclo moderado pelos professores: Lurdes Pires, Luísa Martins e Sónia Coura.

Concluído no dia 20, no Salão nobre da Câmara Municipal com a apresentação de um Livro da autoria do Prof. Fernando Cosme, e fotografia do Prof. Luís Borges, intitulado: “Pela Serra do Jurês e ao longo da Jeira”

(Texto de: Lucy Bream 20-10-2015)

(Fotos: CM de Terras de Bouro e GTVinformação)

«O Festival 6 Continentes 2015»

Participação de: Terras de Bouro, Portugal e Saint Arnoult en Yvelines Îll de France.

Mentor, Director Exclusivo e Coordenador: Filipe Larsen,

Representante Exclusivo e Organizador: Lucy Bream,

Com reportagem Oficial de: GondomarTVinformação, em Representação das cidades de Rio Tinto e Gondomar,

Colaboração e Apoio:

Câmara Municipal de Terras de Bouro,

– Empresa Hoteleira do Gerês,

– Águas do Gerês,

e outras entidades.

Deixe um comentário

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑